No Brasil, mais de 36 milhões de adultos são portadores de hipertensão arterial. Esta doença contribui, direta ou indiretamente, por 50% das mortes por doença cardiovascular e é responsável pela queda na produtividade no trabalho e na renda familiar de muitos brasileiros. A prevalência é maior entre os pacientes mais idosos (>60 anos) e entre indivíduos com excesso de peso (IMC>25Kg/m²).

   O consumo excessivo de sódio é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da hipertensão arterial. Como também o consumo constante e elevado de bebidas alcóolicas.

  A Sociedade Brasileira de Cardiologia considera como hipertensos pacientes com Pressão Arterial sistólica maior ou igual a 140mmHg e PA diastólica maior ou igual a 90mmHg.
  A pré-hipertensão é uma condição onde a PA sistólica encontra-se entre 121 e 139mmHg e PA diastólica 81 a 89mmHg. Associa-se com maior desenvolvimento de hipertensão arterial e anormalidades cardíacas. Esses pacientes deverão ter as medidas da pressão arterial realizadas com maior frequência. 

  O meu objetivo como cardiologista é de estimular o diagnóstico precoce, o controle adequado da Pressão Arterial com tratamento contínuo e pesquisa de outros Fatores de Risco para doenças cardiovasculares que estejam associados a hipertensão.  A terapia adequada por meio da modificação do estilo de vida com a prática de atividades físicas, redução do peso, diminuição do consumo de sal e quando necessário o uso regular de medicamentos.